quinta-feira, 17 de junho de 2010

A economia da Gana tem estado a melhorar desde o início deste ano, com a taxa de câmbio e a inflação estabilizaram-se gradualmente disse o ministro das finanças Kwabena Duffuor citado pela agência de informação Reuters.
De acordo com o ministro ganês das finanças o atual déficit das finanças situa-se em 429.500 de dólares norte-americanos, no primeiro trimestre de 2009, 801.100 milhões registrados no ano anterior.
"Durante os cinco primeiros meses testemunhamos um balanço fiscal positivo, uma gradual estabilização da taxa de câmbios, uma boa capitalização do setor estrangeiro, diminuição das taxas de inflação e melhoria do comércio." frisou o ministro das finanças.
Duffor acrescentou ainda que a tendências de melhorias do estagio da economia está a melhorar as negociações com os parceiros de desnvolvimento.
A Gana, o segundo maior produtor de cacau do mundo, sofreu um aumento do déficit orçamental e do desequilíbrio comercial, depois um aumento dos preços de alimentos e de combustíveis ao longo do ano passado.

Economia da França

A economia da França está muito bem cotada a nível mundial,sobre tudo no que toca as indústrias automóvel, aeronáltica, metalúrgica e têxtil, abem como a que está ligada a produtos químicos e alimentares.
O setor terciário é o setor mais importante para a economia francesa pois emprega 2/3 de população ativa e representa mais de 60% do PIB. E isto não é alheio ao desenvolvimento registrado em atividades registradas com o turismo (a frança possui muitos atrativos turísticos, que vão da variedade de paisagens até a famosa cozinha francesa, passando pelas exelentes condições climatéricas até a riqueza histórico cultural), os transportes, as comunicações e as atividades fianceiras.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Política da Gana

A constituição de Gana de 1992 determinou um sistema de governo multipartidarista com parlamento unicameral e presidente eleito por voto universal para um mandato de quatro anos. O presidente, que é ainda o chefe de estado e o comandante das forças armadas, escolhe um conselho de ministros, sujeito à aprovação do parlamento. Os membros do legislativo também são eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos

Política da França

O parlamento francês é uma legislatura bicameral, composto por uma Assembléia Nacional (Assemblée Nationale) e um Senado. Os deputados da Assembleia Nacional representam círculos eleitorais locais e são diretamente eleitos para mandatos de 5 anos. A Assembléia tem o poder de demitir o gabinete e, assim, a maioria na Assembléia determina a escolha do governo. Os senadores são escolhidos por um colégio eleitoral para mandatos de 6 anos (inicialmente 9 termos homólogos), e metade dos assentos são submetidos a eleição a cada 3 anos, com início em Setembro de 2008. Os poderes legislativos do Senado são limitados; em caso de desacordo entre as duas câmaras, a Assembleia Nacional tem a palavra final, exceto para as leis constitucionais e lois organiques (leis que são diretamente previstas pela Constituição), em alguns casos. O governo tem uma forte influência na formação da ordem do dia do Parlamento

Bandeira da Gana


Bandeira da França